domingo, 5 de outubro de 2008

Arquivo de riqueza nº 17

As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo.
As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. No começo dos meus seminários, apresento às pessoas o que chamo de as
três palavras mais perigosas que pronunciamos. São elas: "Eu já sei". Como você sabe que sabe alguma coisa? É simples.
Se você a vivencia, você sabe sobre ela. Do contrário, ouviu falar, leu sobre ou comentou a respeito, mas não sabe. Para ser direto: é provável que você ainda tenha muito a aprender em relação a dinheiro, sucesso e vida.
Como expliquei no começo deste livro, na minha época de vacas magras, tive a sorte de receber o conselho de um amigo da minha família que era
multimilionário. Ele teve compaixão ao me ver naquela situação difícil. Lembre-se do que ele me disse: "Harv, se as coisas não estão indo como você gostaria, isso quer dizer apenas que há algo que você não sabe". Felizmente, eu levei essa sugestão a sério e passei de sabe-tudo a "aprende-tudo". Daquele momento em diante, a minha vida mudou completamente.
As pessoas de mentalidade pobre estão sempre tentando provar que estão certas. Usando a máscara de quem já sabe tudo, elas dizem que foi um golpe de má sorte ou um probleminha passageiro no universo o que as deixou falidas ou numa situação em que têm que se sacrificar muito para conseguir dinheiro.
Uma das minhas frases mais conhecidas é: "Ou você está certo ou você é rico, nunca as duas coisas ao mesmo tempo". Estar "certo" corresponde a se aferrar a velhos modos de ser e pensar. Sinto dizer, mas foi isso que o conduziu à situação em que você está agora. Essa filosofia também se aplica à felicidade, no sentido de que ou você está certo ou você é feliz.

PRINCÍPIO DE RIQUEZA
Ou você está certo ou você é rico, nunca as duas coisas ao mesmo tempo.

O escritor e locutor Jim Rohn disse algo que se aplica perfeitamente a esse assunto: "Se você se mantiver fazendo o que sempre fez, continuará conseguindo o que sempre conseguiu". Ora, o seu jeito você já conhece - agora precisa aprender novas maneiras de pensar e agir. Foi por esse motivo que escrevi este livro. O meu objetivo é acrescentar alguns arquivos mentais aos que você já possui. Eles correspondem a novos modos de pensar, a novas ações e, portanto, a novos resultados.
É por isso que é essencial que você continue a aprender e crescer. Os físicos concordam que nada neste mundo é estático. Tudo o que é vivo
muda o tempo todo. Por exemplo, uma planta que não cresce está morrendo. Isso também vale para as pessoas e para quaisquer outros organismos vivos: portanto, se você não cresce, está morrendo.
Uma das minhas frases favoritas é a do escritor e filósofo Eric Hoffer: "Os que aprendem herdarão a Terra, enquanto os que já sabem estão magnificamente equipados para viver num mundo que não existe mais". Dito de outra forma: se você não estiver aprendendo continuamente, será deixado para trás.
As pessoas de mentalidade pobre dizem que não podem se instruir por falta de tempo e de dinheiro. Os ricos, por outro lado, estão mais ligados na citação de Benjamin Franklin: "Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância". Tenho certeza de que você já ouviu isso antes: conhecimento é poder. E poder é capacidade de agir.
A única maneira que conheço de você possuir a riqueza que deseja é saber jogar o jogo do dinheiro, dentro e fora de você. É necessário que aprenda as técnicas e estratégias que apresento neste livro para aumentar os seus rendimentos, para administrar o seu dinheiro e para investi-lo com eficiência. A definição de insanidade é: fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Certamente, você já seria rico e feliz se o que está fazendo desse
certo. Qualquer outra coisa que a sua mente invente como resposta não passa de desculpa esfarrapada.
Detesto ter que dizer isso com todas as letras, mas este é o meu trabalho. Acredito que um bom orientador sempre exigirá de você mais do que você exige de si mesmo. Do contrário, por que você necessitaria de um profissional desse tipo? Como orientador, a minha meta é treiná-lo, inspirá-lo, convencê-lo e fazê-lo observar, ao vivo, o que o está impedindo de progredir. Resumindo, usar todos os meios para ajudá-lo a conquistar um nível de vida mais elevado. Se for preciso, vou despedaçá-lo e reconstruí-lo de uma forma que dê certo. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para torná-lo 10 vezes mais feliz e 100 vezes mais rico. Se você está atrás de uma Poliana, eu sou o cara errado. Caso deseje subir de modo rápido e contínuo, podemos prosseguir.
Sucesso é algo que se aprende. Podemos aprender a vencer em qualquer coisa. Se você quer ser um grande jogador de golfe, será capaz de aprender a fazer isso. Se prefere ser um grande pianista, conseguirá aprender a se tornar um. Se deseja ser verdadeiramente feliz, terá condições de aprender a ser assim. Se quer enriquecer, também pode aprender como fazer isso. Não importa onde você está agora - o essencial é que esteja disposto a aprender.
Uma das minhas frases mais conhecidas é: "Todo mestre já foi um desastre". Veja um exemplo. Certa vez, um esquiador olímpico participou de um dos seminários. Quando fiz essa afirmação, ele se levantou e pediu a palavra. Pela sua atitude incisiva, pensei que fosse discordar veementemente de mim. Ao contrário, ele relatou a todos os presentes a sua história. Quando criança, era o pior esquiador de todo o seu grupo de amigos - tão lerdo que às vezes nem o chamavam para esquiar. Então ele decidiu freqüentar aulas de esqui. Todo fim de semana, acordava bem cedo para ir à montanha. Em pouco tempo, não só alcançou os mesmos resultados que os seus amigos obtinham como os ultrapassou. Foi quando passou a se envolver em competições de esqui e conseguiu um técnico de alto nível. As suas palavras foram: "Sou um mestre no esqui agora, mas quando comecei era um perfeito desastre. Harv tem toda a razão. Podemos aprender a ser vitoriosos em qualquer coisa. Eu aprendi a vencer nesse esporte. A minha próxima meta é aprender a ganhar no jogo do dinheiro".

PRINCÍPIO DE RIQUEZA
"Todo mestre já foi um desastre".

Ninguém nasce um gênio das finanças. Toda pessoa rica, inclusive eu, aprendeu a vencer no jogo do dinheiro. Lembre-se do lema: "Se eles podem, eu também posso".
Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna, do ponto de vista do caráter e mentalmente, para alcançar esse objetivo. Vou lhe contar um segredo que pouca gente conhece: a maneira mais rápida de ficar e permanecer rico é trabalhar no seu próprio desenvolvimento. A idéia é você se aprimorar para se transformar em alguém bem-sucedido. Repito: o seu mundo exterior é apenas um reflexo do seu mundo interior. Você é a raiz, os seus resultados são os frutos.
Gosto do ditado que diz: "Você leva a si mesmo para todo lugar a que vai". Se você crescer e se tornar uma pessoa bem-sucedida em termos de caráter e de atitude mental, será vitorioso de forma natural em tudo o que fizer. Ganhará o poder da escolha absoluta.
Passará a ter força interior e a capacidade de optar por qualquer área de trabalho, de negócio ou de investimento, sabendo que será um sucesso. Essa é a essência deste livro. Quando você é alguém grau cinco, obtém resultados grau cinco. Mas, caso você cresça e se torne uma pessoa grau dez, conseguirá resultados grau dez.
Preste atenção, porém, neste alerta: se você não fizer o trabalho interior e, de alguma forma, conseguir ganhar rios de dinheiro, terá sido provavelmente um golpe de sorte, e é possível que venha a perder tudo. Por outro lado, caso você se torne uma pessoa bem-sucedida por dentro e por fora, não apenas fará sucesso como o manterá, o aumentará e, o mais importante de tudo, será verdadeiramente feliz.
As pessoas ricas entendem que a seqüência do sucesso é SER, FAZER, TER. As pessoas de mentalidade pobre e as que têm uma visão de classe média
acreditam que a seqüência do sucesso é TER, FAZER, SER. Em sua maioria, elas pensam o seguinte: "Se eu tiver muito dinheiro, poderei fazer o que quiser e serei um sucesso".
Os ricos seguem um pensamento diferente: "Se eu me tornar uma pessoa bem-sucedida, poderei fazer o que preciso fazer para ter o que quero, incluindo rios de dinheiro".
Eis outra coisa que somente as pessoas ricas sabem: a principal finalidade de enriquecer não é ter toneladas de dinheiro, mas ajudá-lo a crescer para ser a melhor pessoa que você puder. Na verdade, esta é a meta de todas as metas: crescer como ser humano. Quando lhe perguntaram por que todo ano ela muda de personalidade, de música e de estilo, a cantora e atriz Madonna respondeu que a música é a sua maneira de expressar o seu eu e que reinventar a si própria a cada ano a obriga a crescer para se tornar a pessoa que ela deseja ser. Em suma, sucesso não é um "o que", e sim um "quem". A boa notícia é que o seu "quem" pode ser treinado e ensinado. Falo por mim.
Não sou perfeito nem estou sequer perto disso, mas, quando penso em quem sou hoje comparado ao que era há 20 anos, percebo uma correlação direta entre o "eu e a minha riqueza" (ou a falta dela) daquela época e o "eu e a minha riqueza" de hoje. Se eu aprendi o caminho do sucesso, você também conseguirá fazer isso. Por esse motivo, estou no ramo do treinamento pessoal. Sei por experiência própria que praticamente todas as pessoas podem ser treinadas para vencer. Isso aconteceu comigo e agora sou capaz de orientar milhares de indivíduos para que eles sejam igualmente vitoriosos.
Descobri outra diferença capital entre as pessoas ricas e aquelas que têm uma mentalidade pobre: os ricos são especialistas no que fazem.
Quem tem um pensamento de classe média costuma ser apenas razoável no seu campo de atuação, enquanto as pessoas que possuem uma mentalidade
pobre são inexpressivas na sua área. Você é bom no que faz? É competente no seu trabalho? Quer um modo totalmente imparcial de saber? Examine o seu contracheque. Ele lhe dirá tudo. É simples: para ganhar o máximo, você tem que ser o máximo.

PRINCÍPIO DE RIQUEZA
Para ganhar o máximo, você tem que ser o máximo.

Vemos esse princípio em operação todos os dias no esporte profissional pelo mundo afora. Em geral, os melhores atletas são os que ganham os maiores salários. São também os que faturam mais dinheiro com publicidade. Esse mesmo princípio está presente no mundo dos negócios e das finanças. Não importa se você é empresário, profissional liberal ou distribuidor de marketing de rede, nem se você ganha por comissão, se é assalariado ou se vive de rendas de imóveis, de ações ou de outros investimentos: quanto melhor o seu desempenho na sua área, mais ganhará. Essa é outra razão pela qual é obrigatório você se instruir e se qualificar continuamente.
Quanto ao aprendizado, vale observar que os ricos não apenas continuam a aprender como fazem questão de se instruir com aqueles que já estão onde eles querem chegar. No meu caso, um dos fatores que fizeram a maior diferença diz respeito à pessoa que me ensinou. Sempre optei por aprender com os que são mestres nos seus respectivos campos - não com quem se diz especialista, mas com indivíduos cujo discurso se sustenta em resultados.
As pessoas ricas aconselham-se com indivíduos que são mais ricos do que elas. Quem tem uma mentalidade pobre busca orientação com os amigos, que, em geral, estão numa situação financeira tão difícil quanto a sua.
Certa vez, tive uma reunião com um banqueiro da área de investimentos que queria fazer negócio comigo. Depois de sugerir que eu realizasse um investimento inicial de milhares de dólares no seu banco, ele me pediu que lhe encaminhasse os meus demonstrativos financeiros para que ele fizesse as suas recomendações.
Olhei nos olhos dele e disse: "Desculpe, mas você já não tem esse histórico? Se você quer que eu o contrate para cuidar do meu dinheiro, não seria mais apropriado você me mostrar os seus demonstrativos financeiros? E, se você não for realmente rico, esqueça o negócio". Ele ficou em estado de choque. Eu diria que ninguém nunca havia lhe perguntado pelo seu patrimônio como condição para investir no seu banco.
É absurdo. Se você quisesse escalar o Everest, contrataria um guia que nunca tivesse chegado ao cume desse monte? Não seria mais inteligente procurar alguém que já tivesse alcançado o topo várias vezes e que soubesse exatamente como fazer isso?
Portanto, eu estou, sim, sugerindo que você dedique muita atenção e energia a aprender continuamente e, ao mesmo tempo, a escolher com cuidado a pessoa que lhe fornecerá conhecimentos e conselhos. Se você se instruir com quem não vai bem, sejam consultores, orientadores ou planejadores, a única coisa que irá aprender é como fracassar.
Da mesma forma como há caminhos para subir o Everest com êxito, existem rotas e estratégias comprovadas para criar rendimentos elevados, liberdade financeira e riqueza. Você tem que estar disposto a aprendê-las e a utilizá-las.
Como parte do método de administração de dinheiro da mente milionária, sugiro mais uma vez que você deposite 10% dos seus rendimentos na Conta da Instrução Financeira. Destine esse dinheiro especificamente a cursos, livros, fitas, CDs ou a qualquer outro meio que lhe permita se qualificar, seja no sistema educacional formal, seja em empresas conceituadas em treinamento e orientação pessoal.
Qualquer que seja a sua escolha, essa conta lhe garantirá os recursos necessários para aprender e crescer em vez de ficar repetindo o refrão das pessoas de mentalidade pobre: "Eu já sei". Quanto mais você aprender, mais ganhará. Pode acreditar.

DECLARAÇÃO
Eu me comprometo a aprender e crescer o tempo todo. Eu tenho uma mente milionária!

AÇÃO DA MENTE MILIONÁRIA
Comprometa-se com o seu crescimento. Todo mês, leia pelo menos um livro
ou participe de um curso ou seminário sobre dinheiro, negócios ou desenvolvimento pessoal. O seu conhecimento, a sua confiança e o seu sucesso agradecerão.

Sem comentários: